segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Guerra de Secessão - série

Começando com uma acusação lancinante da escravidão, este primeiro episódio evoca dramaticamente as causas da guerra, do reino de algodão do sul para os abolicionistas do norte, que se opunham a ele. Neste episódio, estão as questões dos direitos da União e dos Estados, John Brown no porto de Harper, a eleição de Abraham Lincoln em 1860, Fort Sumter e a corrida às armas de ambos os lados.

Ao longo do caminho as figuras principais da série são introduzidas: Abraham Lincoln, Frederick Douglass, Robert E. Lee, Ulysses S. Grant e uma série de personagens menos conhecidos, mas igualmente importantes. O episódio chega a um clímax com a desastrosa derrota da União em Manassas, Virgínia, onde ambos os lados percebem que seria uma longa guerra.

 
1862 viu o nascimento da guerra moderna e a transformação da guerra de Lincoln para preservar a União em uma guerra para libertar os escravos. O episódio 2 começa com a luta política interna que ameaçava inundar a administração de Lincoln, seguida pela malfadada campanha do general da União, George McClellan, na Península de Virginia, onde o seu enorme exército se encontra com uma força menor, mas infinitamente mais bem preparada - os Confederados. Durante este episódio, vamos testemunhar a batalha de navios revestidos de ferro, participar da vida no campo e assistir ao começo do desmoronamento da escravidão. Nós encontramos Ulysses S. Grant, cujas façanhas chegam a um clímax sangrento na batalha de Shiloh, no Tennessee. O episódio termina com os rumores da intenção da Europa em reconhecer a Confederação.

Este episódio descreve os dramáticos acontecimentos que levaram Lincoln à decisão de definir a emancipação dos escravos. Em Julho de 1862, o presidente americano estava convencido de que a emancipação era moral e militarmente crucial para o futuro da União, e aguardava por uma vitória para emitir seu pronunciamento. O episódio chega a um clímax em setembro de 1862, com a invasão de Maryland por Robert E. Lee. O dia mais sangrento da guerra tem lugar às margens do Antietam Creek, logo seguido pelo mais brilhante: a emancipação dos escravos.
O desastre do exército da União em Fredericksburg teve seus dois ápices naquela primavera: Chancellorsville em maio, onde Lee tem a sua vitória mais brilhante, mas perde Stonewall Jackson, e em Vicksburg, onde as tentativas de Grant para tomar a cidade pelo cerco estão paradas. Durante o episódio, tomamos conhecimento da oposição feroz do Norte para com a Proclamação da Emancipação de Lincoln, das misérias da vida regimental e do desespero crescente do home front confederado. No final do episódio, Lee decide invadir o Norte novamente para atrair as forças de Grant para longe de Vicksburg.
 
Este episódio começa com um relato dramático do ponto de virada da guerra: a batalha de Gettysburg, que foi a reviravolta da guerra, a maior batalha já travada no hemisfério ocidental. Durante três dias, 150.000 homens vão lutar até a morte no interior da Pensilvânia, culminando no lendário ataque de Pickett (Pickett?s Charge).
O episódio começa com as eleições presidenciais de 1864, com Abraham Lincoln contra seu antigo comandante, General George McClellan. As apostas são nada menos do que a sobrevivência da própria União: com Grant e Sherman estagnados em Petersburgo e Atlanta, a opinião do Norte virou fortemente contra a guerra. Mas as onze horas de vitórias em Mobile Bay, Atlanta, e no Vale do Shenandoah penderam a eleição a favor de Lincoln, terminando com a última esperança da Confederação em relação à independência.

Em uma reviravolta irônica, típica da Guerra Civil, a mansão de Lee, em Arligton, é transformada em um hospital militar da União e a propriedade torna-se o Cemitério Nacional de Arlington, o solo mais sagrado da União.
O episódio começa com a brilhante marcha de William Tecumseh Sherman para o mar, o que leva o confronto para o coração da Geórgia e das Carolinas e anuncia o fim da Confederação. Em março, após a festa de posse de Lincoln, primeiro Petersburgo e depois Richmond finalmente caem perante o exército de Grant. O exército esfarrapado de Lee na Virginia do Norte foge para o oeste em direção a uma cidade minúscula chamada Appomattox Court House, onde ocorre a rendição profundamente comovente de Lee. O episódio termina em Washington, onde John Wilkes Booth começa a sonhar com a vingança do sul.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário